segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Qual o seu estilo?

Estilo é o reflexo de como se vive e de como se imprimem os conceitos e os valores estéticos de um povo, família ou indivíduo, na decoração são muitos os estilos, você pode decorar um ambiente misturando os movimentos ou sendo fiel a um único estilo, aqui vou citar os mais marcantes.

Clean
Aqui O lema é: "menos é mais", é o estilo das linhas retas e formas puras, onde a função tem o mesmo peso que a estética, uso de cores neutras, desenho limpo e detalhes sutis, trazem sofisticação e sensação de bem-estar, hoje, é o estilo mais usado no mundo todo, pois acompanha a praticidade ao nosso cotidiano agitado. Cuidado, pois esse estilo puro torna as casas iguais, insira objetos de outras influências para conseguir dar personalidade aos ambientes.


Clássico

Caracteriza-se por decorações refinadas, com tetos e paredes trabalhadas, como por exemplo os lambris, que são herança desse estilo, lustres de cristal, espelhos com molduras douradas, detalhes entalhados, cores fortes, como dourado, vinho e vermelho e tecidos drapeados e sofisticados, como seda e veludo. Ele reflete conceitos burgueses e a riqueza européia do século XVII, com seus castelos e palácios decorados ricamente para sediar grandes festas e banquetes.


Provençal
Este estilo surgiu na região da Normandia, interior da França (Provence) e Inglaterra, corresponde ao estilo camponês, sua base é clássica, trazendo estampas florais, xadrezes, listrados, ornamentos curvilíneos, pátinas e pintura branca, imprimindo ar desgastado aos móveis aliado aos tecidos claros, em composição com cores pastel, como o verde, o bege, o lilás e o azul. Optar pelo provençal garante frescor à casa, pois trata-se de uma decoração leve, bucólica e romântica.


Étnico

Nesse estilo podemos incluir decorações em que a temática vem da cultura e do artesanato de tribos ou povos de diferentes partes do mundo, o mobiliário, os objetos, a cor, as texturas que compõem o ambiente representam uma cultura. Viajantes que trazem elementos de culturas que conhece e admira, cada vez mais, hoje em dia, diante de um mundo globalizado, encontramos pessoas que buscam seus valores em suas culturas e raízes construindo ambientes com características de diversas regiões como, por exemplo, a África com seus tecidos de estampas marcantes e contraste de cores, estátuas e máscaras, o Japão, com móveis baixos, predominância na cor vermelha, Bali e Tailândia são populares devido a excelente relação custo  beneficio, usando peças leves, descontraídas, sob medida para ambientes alegres e práticos.

Retrô

Nesse estilo se resgata objetos comercializados e excessivamente utilizados, sobretudo nas décadas de 50 a 70, caracteriza-se pela composição de móveis e objetos pontuais, de preferência de linhas puras e design assinado, ressaltando o valor histórico das peças. O bacana aqui é integrar esses itens à realidade de hoje, fazendo com que se harmonizem com a parafernália eletrônica moderna e com a multifuncionalidade da casa do século 21. Tudo indica que é uma tendência que chegou para ficar.


Faça o teste: Que tipo de decoração combina com você? O meu resultado foi um empate danado... Gosto para todos os gostos!







Nenhum comentário:

Postar um comentário