segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Iluminação nos ambientes

Curiosidades
Você sabia que a iluminação representa apenas 19% da energia do mundo? No Brasil, 24% da energia é referente a iluminação, distribuída da seguinte forma:
Residencial 35%
Comercial 41%
Pública 19%
Industrial 5%
A primeira coisa que precisamos fazer ao iluminar os ambientes de uma casa é avaliar qual atividade ocorrerá ali: cozinhar, passar, estudar, maquiar-se, barbear-se, assistir TV, ler, escutar música ou receber socialmente, aqui vou passar algumas dicas de como iluminar cada ambiente da sua casa.


Área Social
No hall a iluminação deve ser convidativa, é onde se tem a primeira impressão da casa. A sala é o centro principal de uma residência, onde os visitantes são recebidos, esse ambiente deve ser confortável tanto nas horas intimistas, quanto nos momentos de confraternização, por esse motivo o uso de dimmer é bastante indicado, pois garante a quantidade de luz adequada para cada ocasião. No Home Theater evite luz sobre os assentos, utilize spots orientáveis sobre quadros e objetos posicionados atrás do sofá; numa sala de estar, tenha pontos centrais, responsáveis pela luz geral do ambiente; sobre a mesa de jantar use pendentes, a borda superior da luminária deve ficar acima do nível dos olhos; por fim, use abajures e luminárias de piso, incorporando-os na linguagem do projeto.

Áreas de Circulação

A iluminação de quadros, objetos e paredes contribuem para a iluminação do ambiente; Sancas ou rasgos lineares no forro, também dão resultado, dica: linhas luminosas contínuas enfatizam o comprimento do corredor; uma iluminação uniforme na escada favorece a segurança, além de integrar pavimentos.


Cozinha
Apenas um ponto de luz central não é suficiente, pois aqui a maior parte das atividades é periférica, mesmo se a potência da lâmpada  for intensificada quem circulará pelo local fará sombra nas laterais; divida a iluminação conforme o layout, sobre a pia, instalada na base dos armários, se houver, é preciso ter uma luz com boa reprodução de cores para facilitar a limpeza dos alimentos, louças e panelas, na área do fogão, a maior parte das coifas vem com lâmpadas halógenas, que suportam calor.



Dormitórios

Quando dimerizada, essa luz torna-se adequada também para ler ou assistir TV antes de dormir, pode-se contar ainda com um abajur na mesa de cabeceira.Quartos de Criança: conte com uma luz de segurança que possa permanecer acesa durante a noite;Quartos de Casal: se marido e mulher tem hábitos diferentes, um gosta de ler à noite e o outro não suporta o menor ponto de claridade na cama, aposte em luminárias com braço flexível, que localizam a luz somente sobre o objeto de leitura.


Closet

Spots no centro do teto, não funciona, porque ao acessar as roupas, você fará sombra; a forma mais eficiente de iluminar o closet é usar luminárias com uso específico para interior de armários, iluminando individualmente os nichos. Outra opção é instalar lâmpadas de forma continua ao longo do centro do teto.



Área de serviço
Faça iluminação geral com lâmpadas fluorescente, para poupar energia, use luminária que receba duas lâmpadas, as quais podem ter circuitos desmembrados e assim ser acionadas individualmente, conforme a necessidade.

Banheiro
Além da luz geral, este espaço requer atenção especial com a iluminação da pia, onde fica o espelho, uma solução é adaptar luzes atrás do espelho, algumas voltadas para cima, de maneira que possam rebater no teto, e outras dirigidas para baixo, nas laterais, use arandelas, localizando-as de forma que não invadam o campo visual de quem está na pia, pense em como é bom depois de um dia de trabalho tomar um  banho relaxante, isso é possível usando uma lâmpada com filtro azul na área do box.



Escritório
Se o trabalho acontece basicamente no computador, pode-se ter uma iluminação mais baixa, pois o monitor emite luz, direcionando o foco de luz para o teclado e para a lateral; já quem lida com papel precisa de um ambiente claro, o ideal é ter uma iluminação geral e uma luminária de mesa articulável, para destros posicione a luminária a esquerda e canhotos a direita; evite lâmpadas que provoquem calor, como as incandescentes e as halógenas.


Área Externa
A iluminação interna e externa deve permitir o perfeito entrosamento da arquitetura com a natureza; uma iluminação bem distribuída por toda extensão da varanda valoriza a área externa e o jardim; a porta de entrada deve ser a área mais clara no campo de visão, aproveite para usar arandelas; a iluminação em piscinas deve criar uma atmosfera de relaxamento, quando nas laterais não ofusca quem nada e tem fácil manutenção; iluminação embutida no solo serve para orientar e também para valorizar paredes texturizadas ou com aplicação de cor.






Um comentário: