segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Para colorir sua vida

Uma das mais importantes decisões a tomar quando decoramos um ambiente é decidir os tons que vão dar personalidade ao espaço, as cores mudam o nosso humor, há tonalidades que excitam, outras que acalmam, alegram ou ainda, entristecem, é preciso saber qual o uso do ambiente para saber qual cor usar, é necessário aliar a característica da cor com seu gosto pessoal.
A decoração deve ser, acima de tudo, um reflexo de quem habita o espaço em questão, então descubra sua cor preferida. Difícil? Pegue um leque de cores e veja qual mais lhe agrada ou olhe quadros e preste atenção na cor que mais gosta, bem como na roupa que mais usa, pronto! Depois é descobrir como essas cores agem nos ambientes.
Áreas como sala e cozinha, onde recebemos, devem ter cores que transmitam felicidade, já locais de repouso, como quartos, pedem tons tranquilizadores.
Em espaços pequenos use tons suaves e discretos, evitando assim cansaço e irritabilidade, cores mais fortes podem ser usadas nos detalhes, como na parede atrás do sofá, cortina e almofadas.


Combinando cores

No círculo cromático, consideramos uma parte da roda como as cores mais quentes (vermelho, laranja, amarelo) e a outra, cores mais frias (violeta, azul, verde), assim  conseguimos o desejado equilíbrio colorido, por exemplo, se o seu ambiente estiver centrado no verde, pode aqueça-lo um pouco usando sua cor complementar, o vermelho; porém, a utilização de cores complementares na mesma intensidade pode produzir um efeito visual ruidoso, onde ambas as cores “brigam” pela mesma atenção, para solucionar esta questão, reduza ou aumente a intensidade de uma das cores complementares. Veja como as cores complementares estão em perfeita harmonia no ambiente a seguir.




Um pouco de cada cor

Todas as cores são bem-vindas na casa, segue algumas características de cada cor.
Preto, é a ausência de cor, deve ser utilizado moderadamente, pode expressar agressividade, é uma cor elegante e sofisticada, uma única parede pintada nessa tonalidade confere personalidade ao ambiente.
Azul, é uma cor relaxante, tranquila, acalma, mas pode levar a introspecção, na decoração contemporânea ele chega em tons de turquesa e índigo, mais fechados e com um certo ar gasto.
Branco, traz paz, multiplica a luz e espaço, sentimento de infinito, estimula a imaginação criativa, passa tranqüilidade e frescor, em excesso intensifica a luminosidade do ambiente, provocando desconforto.
Amarelo, desperta o intelecto, estimula a criatividade, é uma cor alegre e vital, enche o espaço de luz.
Laranja, fonte de energia, traz personalidade ao ambiente, estimula o otimismo, ajuda a levantar o astral, desperta o apetite.
Vermelho, cor vital e envolvente mostra personalidade, transmite vitalidade e desejo de ação, se usada em excesso pode causar irritação.
Verde, cor luminosa e da a sensação de frescor, produz efeito sedante, é a cor do equilíbrio, pode combater o stress.
Lilás, toque ingênuo deixa o ambiente mais calmo e aconchegante, pode levar para o lado depressivo.
Cores neutras, passam sofisticação, serenidade e aconchego para a decoração, são elegantes e tem efeito calmante, muito versáteis, combinam com praticamente todas as outras cores e são um excelente ponto de partida para quem não quer arriscar muito, é fácil aquecer a divisão com tons mais quentes ou refrescá-la com tons mais frios.
Tons terra, é ideal usar em ambientes naturais e sóbrios, tem conexão com a natureza.


Efeitos Visuais

Se você deseja encurtar ambientes retangulares, use tons escuros nas paredes menores, esse recusrso vai passar a sensação de um ambiente mais estreito.
Para alongar ambientes quadrados, aplique cores mais escuras nas paredes opostas.
Se quiser rebaixar o teto use cores claras na parede e uma cor mais escura no teto, caso deseje o efeito contrário basta fazer o contrário, pintar o teto com uma cor clara e as paredes com cores mais escuras.
Para alargar um corredor pinte as duas paredes menores e o teto de tons escuros.
Se deseja alongar o pé direito use cores escuras na parte inferior e tons leves na parte superior e para encurtar a parede faça o contrário, usando cores claras na parte inferior e tons escuros em cima; linhas verticais também alongam o pé direito, porém deixa o ambiente mais estreito, já as linhas horizontais deixam o pé direito mais baixo e mais comprido.






Nenhum comentário:

Postar um comentário