quarta-feira, 27 de julho de 2011

Decoração especial para idosos

Este post é em homenagem ao dia dos avós, embora avós hoje em dia não seja sinonimo de "velhinhos", muitos avós estão com tudo em cima!
Segundo dados do IBGE, hoje a nossa expectativa de vida é de 81,3 anos, o envelhecimento da população está se acentuando, em 2000, o grupo de 0 a 14 anos representavam 30% da população brasileira, enquanto os maiores de 65 anos eram apenas 5%; em 2050, os dois grupos se igualarão em 18%. Então aqui segue alguns cuidados especiais que devemos ter em casa com idosos.


Na hora de decorar um quarto ou casa para o idoso não crie espaços semelhantes a hospitais! O ambiente deve ser alegre e estimulante, e atenção especial para o quarto, pois é lá que ele pode passar boa parte de seu tempo, dormindo, descansando, vendo televisão, ouvindo música, bordando, escrevendo, etc...
Use ar condicionado com controle remoto e pisos de madeira para dar mais conforto térmico. A casa ou o quarto do idoso deve ficar no térreo com acesso fácil ao banheiro, de preferência sem tapetes no caminho, o ideal é que se tenha uma iluminação automática com uso de sensores entre o quarto e o banheiro, use portas largas de no mínimo 80cm.



Utilize móveis arredondados, com portas leves, puxadores tipo alça, gavetas com corrediças, se o móvel for leve pense na possibilidade de fixá-lo no chão para que caso o idoso se apoie, ele não se mova.
Na cama use cabeceira para que seja possível se encostar, use camas com altura máxima de 65 cm para que o idoso possa apoiar os pés no chão facilitando o equilíbrio, Uma cama mais larga permite maior conforto e reduz as chances de acidentes à noite.
A iluminação deve ser abundante e uniforme, coloque um interruptor próximo à porta de entrada do quarto e outro próximo à cama para que não seja necessário se levantar para acender a luz, uma boa opção é o uso de arandelas para deixar o criado mudo livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário