segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Evolução das Cozinhas

No Império Romano as pessoas comuns não possuíam cozinhas próprias, as cozinhas eram públicas, a elite sim tinham suas cozinhas, mas eram os escravos que preparavam a comida e de joelhos, com o passar do tempo a cozinha foi separada dos demais ambientes, pois havia fumaça, barulho, odor e risco de fogo, a chaminé só foi criada no fim da idade média, até a criação do fogão a gás em 1.880 só existiam fogões a lenha, fornos só em padarias. Na década de 50, com as mulheres saindo para trabalhar começaram as cozinhas planejadas, o triângulo de trabalho: pia, fogão e geladeira, hoje em dia as pessoas costumam comer fora, mas as cozinhas são mais equipadas.
Então vamos ao que interessa: dicas para você usufruir melhor da sua cozinha.


O Projeto
Os equipamentos numa cozinha devem ser distribuídos conforme a seqüência: pegar (geladeira), preparar (fogão) e lavar (pia), formando um triângulo, tente manter a distancia de 1,20cm, perto do fogão guarde as panelas, da pia a tábua, na área de servir os talheres, copos e xícaras. Evite armários superiores altos e profundos, eles dificultam encontrar as coisas, fazendo com que se esqueça do que foi guardado, o ideal é que a marcenaria fique na altura dos olhos de forma linear. Evite que a área de alimentação seja junto do fogão. Aproveite o máximo a iluminação natural, se puder deixe a bancada abaixo da janela, a iluminação auxilia para enxergar as cores reais dos alimentos e verificar a limpeza, se não for possível, coloque uma boa iluminação artificial acima da bancada, fogão e mesa. Os revestimentos devem ser fáceis de limpar.
A dica é investir em eletrodomésticos de tamanho compatível à área disponível, o que não é difícil, pois hoje o mercado oferece uma grande variedade de modelos. Embuti-los em nichos na alvenaria, onde uma TV de plasma é bem-vinda, ajuda ganhar área livre. Contar com a orientação de um profissional ajuda bastante no dimensionamento do ambiente.


Integração

O prazer de passar mais tempo em casa com a família e de receber os amigos para uma refeição preparada com carinho pelos anfitriões tem mudado a geografia dos ambientes. As salas estão ficando maiores e polivalentes e as cozinhas passaram a fazer parte delas. Crescem os pedidos de por abaixo as paredes e transformar a área social num grande núcleo de convívio, em que se pode conversar, assistir TV, trabalhar e, por que não, cozinhar. Assim, uma vez que a cozinha virou parte integrante da área nobre da casa, é preciso caprichar ainda mais no seu visual.
Se você quer uma cozinha integrada tenha em mente que terá que conviver com os aromas dos alimentos, mesmo se o espaço for isolado por portas de correr, elas não funcionam como barreira para o cheiro, que pode ser amenizado com uma coifa, no máximo elas ajudam a esconder a bagunça típica de toda cozinha em funcionamento.



Cozinha do futuro

Seria o máximo ter uma cozinha inteligente com equipamentos tecnológicos como:
Um forno com leitor de embalagens que envia informações sobre os produtos, como data de validade, melhores receitas, peso e preço, por meio de informações dos códigos eletrônicos, o forno "pensa" e cozinha os alimentos de acordo com as especificações, esse forno já existe, é o forno Smart Oven, desenvolvido pela Samsung em conjunto com a Bird Eyes.
Em uma parceria da Microsoft com o Industrial Designers Society of America, foi desenvolvido o protótipo Yummy Kitchen Connect, que se trata de um equipamento para controlar tudo o que há na cozinha: estoque de produtos, listas a fazer, ligar e desligar outros equipamentos, o Yummy Kitchen Connect também controla a saúde dos moradores da casa, sugerindo receitas de acordo com o biótipo da pessoa ou do perfil da família.
Além disso já existe computador que atende a comando de voz para abrir gavetas, torneira que muda de cor conforme a temperatura da água, etc...
Qualquer semelhança com “Os Jetsons”, seria mera coincidência? Mas quanta praticidade... E viva o futuro, ou melhor, viva hoje!






Um comentário: