São tantos modelos, materiais e tamanhos de vasos no mercado que ficamos sem saber por qual optar, aqui vou falar um pouco sobre as opções existentes para que fique mais fácil fazer uma boa escolha!
Cimento
Os vasos de cimento variam de tamanhos e modelos, é um material robusto e resistente que podem receber qualquer tipo de pintura (pátina, jato de areia, látex) determinando assim seu estilo (rústico, clássico, contemporâneo). É um material pesado de difícil locomoção principalmente se o vaso for grande e já estiver com planta, quando for comprar procure pelos bem acabados, alguns são tortos, há uma linha de vasos de cimento leve do Benedito Abbud.
Barro
Os vasos de barro são leves e baratos, mas não indicados para ambientes interno, acumulam sal na parede, exigem atenção na irrigação, é recomendável impermeabilizar a parte interna para preservar o aspecto por mais tempo, é de média resistência, vasos grandes podem não agüentar a pressão das raízes.
Madeira
É um material leve que pode ser pintado, envernizado ou encerado, de fácil manutenção, porém pouco durável principalmente se a madeira não for tratada.
Materiais Sintéticos
São leves e resistentes, acabamentos externos de longa durabilidade, ideal para ambientes contemporâneos, podem riscar e rachar, alguns podem parecer artificiais e sem gosto devido a baixa qualidade do produto.
Vidro
Transparentes leves e frágeis, opção de diversas espessuras, muito utilizado com casca de pinus, não devem ser puxados ou levantados por um lado, podem descolar, há opção de reforço com aço inox (bandeja) e rodinhas, a manutenção é feita como em outros vidros, muito utilizado em escritórios e ambientes com decoração leve.
Cachepots
Há modelos com fibras variadas, não devem ter contato com água, utilizados em ambientes internos.
lindo Post dos Vasos!Parabéns
ResponderExcluirBlog NilCoisaz
Obrigada pelo incentivo!
ResponderExcluir