segunda-feira, 28 de março de 2011

Opções para a sua parede

A parede em um ambiente é a base da decoração, há uma vasta gama de cores e texturas no mercado, aqui vou falar um pouco sobre as muitas opções.

Tinta: Existem as mais resistentes, laváveis e fáceis de aplicar e secar, além de oferecer uma imensa opção de cores com acabamento liso ou texturizado.

Monolítico: Revestimento à base de cimento ou resina de alta aderência, caracteriza-se pela grande resistência, de fácil limpeza e de espessura bem menor que a das pedras, de apenas 2 mm, não necessita de juntas e não trinca.

Madeira: Usado como lambris e painéis, hoje com maior destaque para as vindas de manejo sustentável e de demolições. Usualmente instalada em quartos e salas, a madeira torna os ambientes aconchegantes e sofisticados.


Papel de parede: Hoje existe uma enorme gama de modelos e texturas. Um papel de parede pode realçar um ambiente inexpressivo e sem estilo, ou alegrar outro em que existem poucos objetos decorativos. Alguns papéis imitam elementos naturais, como couro, pedra ou palha. Há ainda opções com brilho e com texturas inusitadas. Atualmente, grandes impressoras são capazes de estampar qualquer desenho, conferindo a possibilidade de personalizar a decoração.


Tecido: Pode ser escolhido pela textura ou estampa, a aplicação é feita diretamente na alvenaria, por meio de cola, ou na forma de painel estofado.

Adesivos: É uma opção prática e de fácil aplicação que dispensa todo o quebra-quebra, trabalho com pincéis e mão de obra. Os adesivos dão um toque todo especial a qualquer cômodo de maneira rápida e barata, podendo ser trocados sem nenhuma dificuldade quando desejar.






domingo, 20 de março de 2011

Banheiros e Lavabos

Os banheiros são ambientes privados, que podem dizer muito sobre os moradores de uma casa, eu sempre adorei! Minha mãe sempre diz que desde criança adorava “visitar” o banheiro das casas, gostava de ver a cor, louças, torneiras, toalhas, etc.. É mais forte que eu, até hoje os banheiros me atraem...


Os lavabos, são lugares onde podemos ousar na decoração, pois lá passamos pouco tempo, então usar uma cor mais forte, um revestimento incomum não irá nos fazer “enjoar” do ambiente. Aqui capriche na cuba ou numa torneira master, não há necessidade de azulejos, pois não é uma área molhada! Pisos de mármores ou até de madeira são bem-vindos, pode-se utilizar o mesmo material do living.


Hoje, a grande sacada é integrar banheiros aos quartos, colocando a banheira próxima a cama, compondo a decoração dos quartos, podendo ser cercada por paredes de vidro, isolando apenas os vasos sanitários. Bancadas com duas cubas já são itens de primeira necessidade, assim como dois chuveiros e porque não uma TV de plasma?


Mas para tudo isso é necessário um planejamento, por isso insisto que a decoração deve andar junto com a obra, nada melhor do que na obra fazer uma possível mudança de lugar das bancadas, dos vasos sanitários e o remanejamento da elétrica e da hidráulica. Se a contratação da decoração vier depois que todos esses itens estiverem instalados, por mais que você goste do projeto, vai sentir uma dorzinha em refazer as instalações e vai ver que foi tudo trabalho e dinheiro perdido!





sexta-feira, 11 de março de 2011

Comece Planejando

Teoricamente, com planejamento e energia, é possível, à qualquer pessoa, cuidar de sua própria decoração. No entanto, o risco de percalços pelo caminho é muito maior quando a figura de um profissional não se faz presente, contratando um profissional você tem  garantia de segurança e controle no orçamento, o profissional é preparado para organizar espaços, estabelecer relações estéticas e funcionais aos ambientes. É importante que haja empatia entre as partes, pois se trata de um processo intenso de convivência, em que deve haver liberdade para que se possa esclarecer todas as dúvidas, expor necessidades, preferências e costumes, deixe tudo às claras para o profissional, se não conseguir se explicar por palavras, exemplifique com fotos de revista, filmes, etc. Afinal, depois de pronta, a casa deve ter a cara do dono e não de quem a projetou.

Um bom exemplo de integração parcial de ambientes: porta ripada de madeira de correr isola a cozinha do estar, mas não veda totalmente a visão dos espaços. Se a porta de correr for escondida na alvenaria, é preciso criar paredes duplas para que as folhas corram sobre o trilho sem ferir o acabamento.

A fase de reconstrução de alvenarias, instalações de forros e gesso, bem como a aplicação dos revestimentos de piso e parede e tudo o que compõe a base da arquitetura, que depois será vestida com os móveis, é o momento mais complicado, pois é quando vários tipos de mão de obra atuam ao mesmo tempo e ter o respaldo de um profissional nesta hora irá poupar muita dor de cabeça.

Realçar uma das paredes é ótima saída para personalizar o ambiente, se a opção for aplicar algum tipo de pedra, o mais prudente é planejar o serviço com antecedência, uma vez que isso demanda obra pesada. Neste projeto, a parede do aparador recebeu mosaico de mármore travertino com detalhes de ônix.

Quando uma casa é harmoniosa com certeza a arquitetura e decoração andaram lado-a-lado o tempo todo. Saiba que já no começo da obra é possível pensar nos detalhes da decoração. Por exemplo, um armário mais elaborado, uma peça que ficará embutida na alvenaria ou um quadro com iluminação especial. Determinar com antecedência os móveis principais e sua localização no espaço também contribui para uma melhor distribuição das tomadas, a altura ideal para peitoris e guarda-corpos, bem como a localização de algum desenho especial no piso.

Tanto por segurança, quanto por estética, pisos de diferentes materiais instalados num mesmo ambiente devem ter nivelamento perfeito. A compensação entre a altura dos revestimentos é feita por meio do contrapiso. Neste banheiro, foi juntado placas de mármore travertino com tábuas de madeira.

Veja como um rodapé mais elaborado enobrece o conjunto piso e batentes, assim como a instalação de rodapé invertido, são detalhes que só podem ser feitos antes da instalação do piso.

Fonte: site Casa Claudia 2010