segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Evolução das Cozinhas

No Império Romano as pessoas comuns não possuíam cozinhas próprias, as cozinhas eram públicas, a elite sim tinham suas cozinhas, mas eram os escravos que preparavam a comida e de joelhos, com o passar do tempo a cozinha foi separada dos demais ambientes, pois havia fumaça, barulho, odor e risco de fogo, a chaminé só foi criada no fim da idade média, até a criação do fogão a gás em 1.880 só existiam fogões a lenha, fornos só em padarias. Na década de 50, com as mulheres saindo para trabalhar começaram as cozinhas planejadas, o triângulo de trabalho: pia, fogão e geladeira, hoje em dia as pessoas costumam comer fora, mas as cozinhas são mais equipadas.
Então vamos ao que interessa: dicas para você usufruir melhor da sua cozinha.


O Projeto
Os equipamentos numa cozinha devem ser distribuídos conforme a seqüência: pegar (geladeira), preparar (fogão) e lavar (pia), formando um triângulo, tente manter a distancia de 1,20cm, perto do fogão guarde as panelas, da pia a tábua, na área de servir os talheres, copos e xícaras. Evite armários superiores altos e profundos, eles dificultam encontrar as coisas, fazendo com que se esqueça do que foi guardado, o ideal é que a marcenaria fique na altura dos olhos de forma linear. Evite que a área de alimentação seja junto do fogão. Aproveite o máximo a iluminação natural, se puder deixe a bancada abaixo da janela, a iluminação auxilia para enxergar as cores reais dos alimentos e verificar a limpeza, se não for possível, coloque uma boa iluminação artificial acima da bancada, fogão e mesa. Os revestimentos devem ser fáceis de limpar.
A dica é investir em eletrodomésticos de tamanho compatível à área disponível, o que não é difícil, pois hoje o mercado oferece uma grande variedade de modelos. Embuti-los em nichos na alvenaria, onde uma TV de plasma é bem-vinda, ajuda ganhar área livre. Contar com a orientação de um profissional ajuda bastante no dimensionamento do ambiente.


Integração

O prazer de passar mais tempo em casa com a família e de receber os amigos para uma refeição preparada com carinho pelos anfitriões tem mudado a geografia dos ambientes. As salas estão ficando maiores e polivalentes e as cozinhas passaram a fazer parte delas. Crescem os pedidos de por abaixo as paredes e transformar a área social num grande núcleo de convívio, em que se pode conversar, assistir TV, trabalhar e, por que não, cozinhar. Assim, uma vez que a cozinha virou parte integrante da área nobre da casa, é preciso caprichar ainda mais no seu visual.
Se você quer uma cozinha integrada tenha em mente que terá que conviver com os aromas dos alimentos, mesmo se o espaço for isolado por portas de correr, elas não funcionam como barreira para o cheiro, que pode ser amenizado com uma coifa, no máximo elas ajudam a esconder a bagunça típica de toda cozinha em funcionamento.



Cozinha do futuro

Seria o máximo ter uma cozinha inteligente com equipamentos tecnológicos como:
Um forno com leitor de embalagens que envia informações sobre os produtos, como data de validade, melhores receitas, peso e preço, por meio de informações dos códigos eletrônicos, o forno "pensa" e cozinha os alimentos de acordo com as especificações, esse forno já existe, é o forno Smart Oven, desenvolvido pela Samsung em conjunto com a Bird Eyes.
Em uma parceria da Microsoft com o Industrial Designers Society of America, foi desenvolvido o protótipo Yummy Kitchen Connect, que se trata de um equipamento para controlar tudo o que há na cozinha: estoque de produtos, listas a fazer, ligar e desligar outros equipamentos, o Yummy Kitchen Connect também controla a saúde dos moradores da casa, sugerindo receitas de acordo com o biótipo da pessoa ou do perfil da família.
Além disso já existe computador que atende a comando de voz para abrir gavetas, torneira que muda de cor conforme a temperatura da água, etc...
Qualquer semelhança com “Os Jetsons”, seria mera coincidência? Mas quanta praticidade... E viva o futuro, ou melhor, viva hoje!






segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Dicas de Feng Shui

O Feng Shui é uma arte milenar chinesa que busca trazer equilíbrio e bem estar para as pessoas que frequentam e habitam a casa ou mesmo o escritório.
Eu não sou especialista em Feg Shui, mas acredito muito em energia no ambiente, por esse motivo fiz alguns cursos sobre o assunto, sempre procuro aplicar algumas técnicas em meus projetos, pois acredito que vivemos melhor em ambientes onde a energia flui, por isso escolhi primeiramente esse assunto para compartilhar com vocês em meu blog, segue algumas dicas para você aplicar em sua casa:

Quartos
Depois da porta de entrada, o quarto é o ambiente mais importante da casa, pois é nele que encontramos o nosso descanso. Não deverá ter paredes rachadas, e a pintura deve estar impecável. Use decoração em pares, e tons de rosa, azul favorecem a paz e o amor. Não use espelho no quarto que reflita a imagem da pessoa dormindo, isso causa um sono intranquilo e tensão emocional nas pessoas.
O Feng Shui aplicado no quarto melhora a vida afetiva, se você dorme numa cama de casal sozinho, tente dormir no meio da cama ou se for mulher mais a esquerda. Mesmo dormindo sozinho coloque iluminação e criado mudo ou um apoio nos dois lados da cama.
Evite colocar muitos objetos sobre sua cabeceira, isso pode gerar dores de cabeça.
Da sua cama você deve sempre enxergar a porta, mas cuidado para não deixar os pés voltado para as portas.

Banheiros

Se esse ambiente não for bem cuidado, pode ocasionar perdas materiais, problemas de saúde, gastos excessivos ou desnecessários, desgaste nos relacionamentos e dificuldades nos negócios.
Deve estar sempre limpo e livre de cheiros desagradáveis, prefira sabonetes em tons escuros e aroma de eucalipto.
Banheiros sem janelas ou qualquer outro meio de ventilação são muito problemáticos. Procure deixar as portas, ralos e as tampas dos vasos sanitários sempre fechadas.

Salas de Jantar

Um belo lustre de cristal em cima da mesa de jantar ativa a energia, use suas melhores louças e taças no dia a dia, não espere por uma ocasião especial, faça brindes com as pessoas, isso tornará as refeições mais agradáveis e terá uma troca de energia muito saudável ente todos que estão a mesa.
Se você, ao abrir a porta de sua casa e vê de cara a mesa de jantar cuidado, pois isso passa a mensagem: alimento, o que trará a tendência a obesidade na família.

Salas de Estar

Costume entrar em casa sempre pela porta social.
Disponha o sofá voltado para a porta de entrada, é uma forma da casa dar boas-vindas a quem chega.

Dicas Gerais

Use espelhos para avistar quem entra no quarto ou cozinha; quando uma área é pequena e quer se dar uma impressão maior; coloque espelhos de frente a janelas para receber boas imagens externas de jardins, montanhas, etc.
Alimentos vencidos, lustres com bichinhos, lampadas queimadas, vazamentos, armários e gavetas que não abrem com facilidade, infiltrações e ambientes desorganizados comprometem a saúde da casa.
Os materiais eletro-eletronicos interferem na energia, nesse caso plantas naturais podem neutralizar essa interferencia assim como o Símbolo Compensador André Philippe usado sob os aparelhos.

Símbolo compensador descoberto pelo pesquisador André Philippe, utilizado para proteção de pessoas expostas a irradiações elétricas, geladeira, freezer, computadores, enfim com todo tipo de aparelho elétrico e eletrônico.

Todas as portas devem funcionar sem ranger, abrindo no mínimo 90 graus, não coloque nada atrás, isso garantirá a felicidade doméstica.

E principalmente, não guarde o que não usa. Doe, venda, sempre que puder faça uma limpeza nos armários, não guarde objetos que não funcionem, guarde apenas o que lhe é realmente importante e o que tem uso! Assim você renova as energias que ficam em uma roupa ou em algum objeto que está encostado, aproveite para ajudar pessoas. Deixe espaço na sua vida para coisas novas.
Bem, comece com a limpeza no guarda-roupa, depois no quarto, vá aos poucos, assim você não desanima, e com certeza sentirá que as energias fluirão melhor em sua vida!